Certificado de Eletrônica de Potência

Os Certificados de Estudo - Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG 

O curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG oferece diversos caminhos formativos para seus alunos no formato de Certificados de Estudos. Os certificados são trajetórias que orientam os conhecimentos e habilidades que cada aluno do Curso de Engenharia Elétrica deve adquirir para se aprofundar em uma das diversas áreas de atuação de um engenheiro eletricista. 

Atualmente, são oferecidos cinco certificados pré-estabelecidos (fechados), no entanto, cada aluno pode, com a orientação e aprovação de um professor tutor e do Colegiado do Curso propor outros caminhos formativos e se graduar em um Certificado Aberto. Os certificados fechados atualmente são:

  • Computação;
  • Sistemas Elétricos de Potência;
  • Eletrônica de Potência;
  • Controle de Processos;
  • Telecomunicações.

Atualmente, o Prof. Thiago de Oliveira está como Tutor do certificado de Eletrônica de Potência, sendo responsável por orientar alunos interessados em se especializar nesta linha de conhecimento a construir o seu plano de formação.   

A Eletrônica de Potência

A Eletrônica de Potência é a área da Engenharia Elétrica que tem como finalidade a conversão da energia das formas mecânica, solar, eólica, química e outras para energia elétrica e seu processamento nesta última forma, levando-se em consideração a qualidade, o rendimento, a atualização tecnológica e Operação confiável do sistema. Os campos de aplicação abrangem os setores industrial, comercial, de serviços e utilidades domésticas, automotivo, manipuladores robóticos, biomédico e outros. O engenheiro especialista em Eletrônica de Potência estará preparado para atuar nas áreas de desenvolvimento de produtos, indústria de transformação e produção de energia elétrica.

Perfil do Profissional

O Engenheiro Eletricista formado na trajetória de Eletrônica de Potência é um profissional com competência para analisar, especificar, projetar, coordenar e gerenciar equipamentos, processos e pessoal em aplicações que envolvam sistemas de conversão e processamento da energia. Para tanto, este profissional terá um perfil interdisciplinar envolvendo conhecimentos de dispositivos de potência de estado sólido, topologias de conversores, máquinas elétricas de corrente contínua e corrente alternada, circuitos eletrônicos analógicos e digitais, aquisição e processamento digital de sinais, sistemas de controle, computação, entre outros.