Currículo

Thiago Ribeiro de Oliveira

Perfil do Profissional

Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais recebidos em 2008, 2011 e 2016, respectivamente. Atualmente é professor Adjunto A nível 1 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lecionando disciplinas de eletrônica analógica e eletrônica de potência para os cursos de Engenharia de Controlee Automação e Engenharia Elétrica. É integrante do Grupo de Eletrônica de Potência da UFMG (GEP), desenvolvendo pesquisas na área de conversores estáticos de alto rendimento e microrredes inteligentes de energia.

Dados:

15/08/1984 Belo Horizonte, Minas Gerais

Currículo Lattes

Researchgate

Scholar google

Principais Áreas de Interesse:

  • Microrredes inteligentes c.c. e c.a.;
  • Aplicação de eletrônica de potência em sistemas com geração distribuída integradas à rede;
  • Controle de conversores estáticos;
  • Paralelismo de fontes c.c. e c.a.;
  • Amplificadores chaveados.

Titulação:

Breve CV:

Atuação acadêmica direcionada à eletrônica analógica e de potência, iniciou a atuar como professor em 2010 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Betim, lecionando disciplinas correlatas à sua área de formação em cursos técnicos de Automação Industrial e Mecânica. Em 2014, transferiu-se para o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, lecionando disciplinas de Eletrônica de Potência para o curso técnico em Eletrônica. Em 2016, passou a integrar o quadro docente permanente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lecionando disciplinas de eletrônica analógica para cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica.

Desde 2005, durante seu curso de graduação em Engenharia Elétrica, atua junto ao Grupo de Eletrônica de Potência (GEP) da UFMG, tendo publicado artigos em congressos nacionais e internacionais e participado de projetos de pesquisa financiados por empresas e por órgãos de fomento. 

É membro da IEEE Power Electronics Society (PELS), IEEE Industrial Electronics Society (IES) e IEEE Industry Applications Society (IAS).